Notícias | VM Center

Home | Notícias | Visualizar notícia

CES 2019: Honda cria novas tecnologias para melhorar o trabalho, oferecer conveniência, reduzir a emissão de CO2 e salvar vidas

example-image

Presente em mais uma edição da CES, maior feira de tecnologia do mundo, a Honda apresentará uma variedade de novos conceitos de mobilidade, robótica, gerenciamento de energia e conectividade que visam melhorar a vida das pessoas e criar um mundo mais limpo, seguro e conveniente. O evento acontece de 8 a 11 de janeiro de 2019, em Las Vegas, Estados Unidos.

A empresa irá demonstrar os serviços de conectividade embarcados no novo Honda Passport 2019 e fornecerá uma visão inicial dos testes reais do off-road Honda Autonomous Work Vehicle, uma nova categoria de veículo sonhada pelos engenheiros da Honda.

A participação da Honda na CES evidencia a capacidade tecnológica da empresa em uma variedade de áreas e apresenta sua visão de colaboração com novos negócios e parceiros de tecnologia para criar novas categorias de produtos.

A Honda Innovations, braço da Honda R&D (subsidiária do grupo Honda dedicada à pesquisa e desenvolvimento), no Vale do Silício, anunciará novas colaborações com startups e grandes marcas por meio de seus programas de inovação aberta: Honda Developer Studio e Honda Xcelerator. Ambos servem como catalisadores para descobrir e experimentar novas tecnologias e conceitos, enfatizando ainda mais o compromisso da Honda com a inovação aberta.

“A Honda está buscando novos parceiros que queiram se juntar a nós no desenvolvimento e teste de usabilidade de conceitos tecnológicos e a CES oferece um vasto campo de oportunidades de colaboração com empresas B2B”, disse Nick Sugimoto, CEO da Honda Innovations. "Por meio da inovação aberta, a Honda pode criar um novo valor para a mobilidade, atender aos diferentes estilos de vida das pessoas e avançar a visão em direção a uma sociedade mais agradável e livre de colisões."

A Honda irá apresentar os seguintes protótipos e conceitos tecnológicos na CES 2019:

 

Honda Autonomous Work Vehicle: aumentando a eficiência do trabalho

A Honda mostrará os cenários reais de testes do Honda Autonomous Work Vehicle (Veículo Autônomo de Trabalho da Honda, em tradução literal), um protótipo de veículo off-road que combina um quadriciclo Honda (ATV) com tecnologia autônoma avançada emergente. Ele foi projetado pela Honda R&D para trazer eficiência e aumentar a segurança para o público, comércios e empresas de construção, agricultura, busca, regaste e combate à incêndios. O Honda Autonomous Work Vehicle é inspirado no chassi ATV da Honda, com um histórico de 30 anos chegando a locais de difícil acesso, com seu robusto sistema de tração nas quatro rodas. O veículo possui GPS e autonomia baseada em sensores capazes de guiar a unidade em praticamente qualquer ambiente; um sistema de montagem de acessórios para trilhos e plug-ins de energia a bordo.

Desde a estreia na CES 2018, sob o nome de 3E-D18, a Honda trabalhou com parceiros para testar e avaliar o uso em uma ampla variedade de ambientes, incluindo uma empresa de operações solares em grande escala na Carolina do Norte, uma divisão de combate a incêndios florestais no Colorado e uma faculdade de ciências agrícolas e ambientais na Califórnia, todas nos Estados Unidos.

À medida que os esforços de Pesquisa e Desenvolvimento continuam, a Honda procura colaborar com parceiros para desenvolver acessórios e implementos que expandirão o potencial de uso do modelo, bem como empresas que necessitem do veículo e desenvolvedores de tecnologia autônoma e sensores para aprimorar ainda mais a plataforma e a autonomia do modelo. Interessados podem enviar um email para AWV@hra.com.

SAFE SWARM: Criando uma experiência de condução mais segura

O SAFE SWARM® é um conceito que demonstra o sonho da Honda de proporcionar uma sociedade livre de colisões por meio de um fluxo de tráfego seguro e harmonioso, usando tecnologias de carros conectados. Inspirada pela natureza, a Honda R&D desenvolveu o exclusivo conceito SAFE SWARM® com o objetivo de permitir que os veículos transfiram dados e informações sem a utilização de cabos (comunicação sem fio) e se movam de forma fluída e eficiente, sem colisões, como um cardume de peixes.

Utilizando a tecnologia V2X (veículo para tudo), o Honda SAFE SWARM® permite a comunicação com outros veículos ao redor e o compartilhamento de informações importantes, como localização e velocidade. Com esses dados, juntamente com o sensor no veículo, o motorista ou os sistemas automatizados dos carros podem determinar o curso de ação mais seguro ou evitar um risco na estrada. Por fim, a Honda acredita que conectar todos os usuários da estrada criará um ambiente de transporte mais seguro, mitigando e, eventualmente, eliminando fatalidades no trânsito.

O conceito Honda SAFE SWARM® pode aprimorar o fluxo do tráfego utilizando informações de veículos à frente para adotar ação antecipada de frenagem ou mudança de faixa quando necessário, ajudando a evitar frenagens bruscas de emergência. Isso é possível por meio de um sistema embarcado com a tecnologia de comunicação V2X, assim como sensores no veículo e na infraestrutura.

Depois de apresentar o conceito na CES 2017, a Honda tem conduzido testes de campo fechados e, em seguida, avaliará o conceito em um ambiente real no 33 Smart Mobility Corridor, em Ohio, planejado para se tornar o maior corredor de mobilidade inteligente com tecnologia de comunicação entre veículos e infraestrutura. Para acelerar os testes do SAFE SWARM®, a Honda está procurando parceiros de pesquisa e desenvolvimento, particularmente empresas envolvidas no campo de Sistemas de Transporte Inteligente (ITS) e Veículo Conectado e Automatizado (CAV).

 

Robótica: melhorando a vida das pessoas

A Honda está desenvolvendo uma variedade de tecnologias robóticas para concretizar sua visão de um futuro no qual os dispositivos robóticos auxiliam pessoas e aumentam o potencial humano. O Honda P.A.T.H. Bot (Robô de Predição da Ação Humana, em tradução literal) é especializado em se mover suavemente em lugares públicos, sem interferir com as pessoas. Equipado com inteligência artificial, o Honda P.A.T.H. Bot usa uma câmera a bordo e sensores para identificar sua localização e reconhecer seu entorno, permitindo que ele se mova de um destino para outro, evitando obstáculos e selecionando a rota ideal. A marca está procurando parceiros para teste de demonstração.

Para facilitar o desenvolvimento de soluções robóticas, a Honda apresentará a Plataforma Honda RaaS (Robótica como Serviço). Este conceito de plataforma de software oferece funções comuns, incluindo armazenamento e compartilhamento de dados, controle de comunicação e cooperação robô-robô por meio de uma interface ou pacote como API*2 (Interface de Programações de Aplicações) e SDK*3 (Kit de Desenvolvimento de Softwares).

A Honda visa facilitar a integração perfeita dos serviços de robótica, permitindo a coordenação entre dispositivos, sistemas e aplicativos robóticos desenvolvidos pela empresa e por vários parceiros de desenvolvimento. Para isso, busca colaborar com desenvolvedores de dispositivos e provedores de soluções robóticas.

Completando o leque de demonstração de soluções robóticas na CES está o Honda Omni Traction Drive System, um mecanismo que permite a mobilidade omnidirecional. Originado da pesquisa de robótica da marca, o Honda Omni Traction Drive é o sistema de direção do UNI-CUB, o dispositivo de mobilidade pessoal que segue o balanço natural do corpo.

Como o mecanismo pode ser aplicado a uma variedade de produtos e dispositivos de mobilidade, a Honda está buscando colaborações com parceiros que queiram agregar um novo valor à mobilidade e ao transporte. A primeira colaboração da Honda é com a Nidec-Shimpo Corporation, sediada no Japão, que licenciou o Sistema de Acionamento de Tração Honda Omni para seu veículo automatizado NEXT S-CART.

Wireless Vehicle-to-Grid: reduzindo emissão de CO2 ao criar novo valor para o cliente

A Honda vai mostrar pela primeira vez o Wireless Vehicle-to-Grid (V2G), Veículo para a Rede, um sistema de gerenciamento de energia bidirecional com o potencial de reduzir a emissão de CO2 e criar um novo valor para os clientes. A crescente popularidade dos veículos elétricos pode sobrecarregar a rede elétrica, levando ao aumento do uso de fontes de energia não renováveis para atender à demanda, o que resultará em maiores emissões de gás carbônico.

Reconhecendo que as baterias nos veículos também podem ser dispositivos de armazenamento para ajudar a equilibrar a oferta e a demanda de energia elétrica, os proprietários de veículos elétricos da Honda poderão participar do programa V2G e receber uma compensação dos operadores que se beneficiam do uso de veículos elétricos para equilibrar o fornecimento de energia da rede.

Ao contrário de um cabo de carregamento convencional, o sistema permite a recarga e descarga sem contato, bastando o veículo estar estacionando em uma base de carregamento, tornando a experiência conveniente para os clientes. A Honda desenvolveu este sistema sem fio Vehicle-to-Grid com a WiTricity, indústria pioneira em transferência de energia sem fio.

O Honda Wireless Vehicle-to-Grid pode ajudar a eliminar a lacuna entre a oferta e a demanda de eletricidade carregando os veículos elétricos quando a geração de energia for maior que seu consumo e descarregando eletricidade para a rede elétrica quando o consumo for maior que a geração. Para colocar esse sistema em prática, a Honda está interessada em colaborar com empresas relacionadas à energia, incluindo agregadores e empresas de eletricidade.

Honda Innovations: colaboração avançada

A Honda Innovations colabora com startups e estabeleceu parceiros corporativos para criar produtos e serviços de ponta por meio de seus programas de inovação aberta: Honda Developer Studio e Honda Xcelerator.

Na CES, o Honda Developer Studio utilizará o novíssimo Honda Passport 2019 para demonstrar a experiência aprimorada do Honda Dream Drive. O Honda Developer Studio e a DreamWorks Animation se uniram para produzir o Honda Dream Drive, uma experiência de realidade virtual sincronizada com o movimento do veículo para a CES 2017. Desde então, a plataforma Honda Dream Drive foi ampliada para fornecer mais recursos e funcionalidades e abrange aplicativos para motoristas e passageiros.

Honda Dream Drive: Driver demonstra a expansão do conceito de tecnologia de pagamento em veículos da Honda, apresentado pela primeira vez na CES 2017. Ele permite que os clientes façam reservas em restaurantes, paguem por bens e serviços como combustível, ingressos de cinema e estacionamento e compartilhem a localização do motorista - tudo através da carteira do carro conectado da Honda.

O Honda Dream Drive: Passenger oferece jogos de realidade mista, filmes e aplicativos de viagem, bem como controle de recursos de rádio e cabine - tudo a partir do dispositivo móvel do passageiro. A plataforma mais robusta da Honda Dream Drive também vai mostrar um conceito de sistema de reconhecimento que permite aos clientes ganhar recompensas. As experiências da Honda Dream Drive foram desenvolvidas em colaboração com líderes do setor de varejo e entretenimento e serão anunciadas na CES 2019.

O Honda Xcelerator, programa que promove a interação da Honda com os ecossistemas de startups nos Estados Unidos e no mundo, irá destacar as parcerias com as startups Noveto Systems e Perceptive Automata para desenvolver tecnologias de assistência ao motorista.

O Honda Xcelerator e a Noveto demonstrarão a tecnologia de áudio 3D Noveto Smart Audio™ - desenvolvida independentemente pela Noveto - que envia sinais de áudio direcionados aos usuários, permitindo que sinais sonoros intuitivos sejam enviados ao motorista sem que ele tire os olhos da estrada. Essa tecnologia aprimorará a percepção espacial do motorista, alertando sobre os objetos difíceis de serem detectados pelos sensores, além de proporcionar uma experiência de navegação mais intuitiva.

Com o Perceptive Automata, o Honda Xcelerator mostrará sua colaboração para um fluxo de tráfego mais seguro e harmônioso entre condutores e veículos autônomos. O Perceptive Automata oferece aos veículos autônomos intuição semelhante à humana para entender o estado de espírito dos pedestres, ciclistas e motoristas por meio da análise em tempo real dos dados do sensor a bordo. Os visitantes da CES aprenderão mais sobre essas colaborações do Honda Xcelerator em exposições interativas. Parceiros de negócios interessados em oportunidades de colaboração podem a entrar em contato com a Honda em https://global.honda/innovation/CES/2019.html.

 
 

Solicite uma proposta!

Cliente online tem condições especiais. Solicite uma proposta que entraremos em contato com você.